Breve análise Cuba X EUA

Assistimos  desde o dia 17 de dezembro de 2014 a reaproximação diplomática entre Estados Unidos e Cuba. A importância de tal evento geopolítico demonstra o fim de relações de hostilidade que pautava os dois países até então. Geograficamente falando, e aqui não me refiro apenas à localização, Cuba se distanciou dos modelos Capitalistas desde 1960, tornando sua política fechada. Já EUA, como líder do bloco capitalista da Guerra Fria, tocou o barco da economia de mercado.

Pode-se dizer que esta aparente distância política e econômica entre os países acabou sendo pano de fundo para a realização de diversas missões de espionagem de ambos os países, a fim de identificar o que cada um deles planejava. Sendo assim, este foi o estopim da reaproximação, a libertação do espião norte-americano Alan Gross em Cuba e de dois espiões cubanos na Flórida (EUA).

Dentro desse conjunto de boas intenções de libertação e reaproximação, fica pra mim um questionamento: Quais os interesses norte-americanos e cubanos por detrás disso?

No dia 06/05/15 os jornais do mundo noticiaram algo inédito. A reinauguração do sistema de balsas ligando os dois países, que agora tira Cuba do papel de país isolado.

Considero especialmente interessante o post do Havana Ferry Partners – o serviço de balsas que vai da Flórida à capital cubana – se referindo à liberação das viagens turísticas e ao presidente norte-americano Barack Obama:

“This is a historical event. Thanks to President Barack Obama, to whom we are very grateful, for his leadership.” (“Este é um evento histórico. Graças ao presidente Barack Obama, a quem somos muito gratos, por sua liderança.”)

Esta declaração soa aos arautos das políticas estadunidenses mais uma das atitudes heroicas de proteção da paz mundial e da liberdade de todos os povos. Como geógrafa, observo esta atitude com reservas, que podem representar diversas sutilezas.

Estamos diante de interessantes capítulos históricos que estão por vir.

Em breve gravarei vídeo sobre a Revolução Cubana e o cenário geopolítico da Guerra Fria pra vocês.

Se gostou, compartilha!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s