“Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento do Novo Homem”

E este é o título da obra de arte que escolhi para dar o toque inicial para este blog.

Por que esta imagem?

Dali

Bom, em primeiro lugar, esta é uma obra de arte que foi pintada por Salvador Dalí. Espanhol que viveu entre 1904 e 1989 e viu MUITA coisa acontecer histórica e geograficamente falando. É uma obra feita durante o Surrealismo, movimento que teve bases no desenvolvimento da psicanálise de Freud. Tá e o que isso significa? Na década de 1920 o mundo e especialmente a Europa estavam passando por uma nova fase em que todas as estruturas sociais, econômicas e políticas da época estavam se transformando a passos largos.

Um fato histórico a ser relacionado diretamente com o Surrealismo é justamente a Primeira Guerra Mundial, que recriou as estruturas diplomáticas e reconstruiu o cenário político pré Segunda Guerra.

E é justamente nessa transição que esta obra foi pintada. Cheia de elementos ricos para a compreensão do mundo da época, esta é uma obra que fala por si só, mas que tem em seu nome uma boa legenda: “Criança Geopolítica Assistindo ao Nascimento do Novo Homem”.

O mundo em 1943 – data da pintura – é representado como triste e sem esperança. A Geopolítica representada por uma criança assustada e que se esconde desse novo homem, que sai de dentro de um mundo mole e sensível, aparentemente prestes a ser derretido.

Quem é este novo homem? Este “filhote” do mundo pós Primeira Guerra tenta desesperadamente sair de dentro do mundo, que sangra pelas atrocidades que ocorreram nos anos anteriores.

Ao fundo é possível observar uma paisagem melancólica e poluída em que pessoas fogem desse “novo homem”. A mulher representada à direita pode ser entendida como Eva, que mordeu a maçã e criou o pecado original, mostrado aqui pela violência com que esse homem quer sair de dentro do mundo, como uma criação ainda mais agressiva que aquela que existia. Não é a toa que assiste-se apenas 2 anos depois dessa obra a ascensão de regimes totalitários e a Segunda Guerra Mundial.

Mas o que é a tão falada Geopolítica?

Em Geografia há uma distinção importante entre Geografia Política e Geopolítica.  Enquanto que a primeira se refere a todas as análises políticas de um espaço geográfico – seja disputa de territórios, regionalizações ou teorias de poder -, a segunda se ocupa apenas das relações de poder descritas no território. Estas relações de poder podem ocorrer de modo diplomático ou seguindo estratégias de guerra.

Este foi o post introdutório para a temática desse blog. No próximo pretendo aprofundar as ideias acerca da Geografia Política e da Geopolítica.

Até a próxima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s